Joseph Vogel
Man In The Music
Sábado, 4 de junho de 2011
Joseph Vogel é doutorando e instrutor na University of Rochester, em Nova York. Conhecido por suas opiniões e ensaios sobre Michael no Huffington Post e Pop Matters, ele escreveu um livro, The Man In The Music, discutindo a musicalidade de Michael e o legado que ele deixou para nós.
Para ver um clipe curto sobre o lançamento do livro, clique aqui
Você pode fazer a pré-venda do livro na Amazon, e ele será lançado em 1º de novembro de 2011.
Fonte: You Tube & MJWN, com agradecimentos à Paula
http://www.youtube.com/watch?v=ehk6E47k2yQ
Joseph Vogel é um escritor americano e professor na University of Rochester. Ele escreve sobre música e cultura pop para o Huffington Post e PopMatters. É autor de três livros, incluindo o próximo Man in the Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson.
Man in the Music será lançado nas livrarias em 1º de novembro, e Joe foi gentil o suficiente para dedicar um tempo para conversar com Joie Collins, da MJFC, sobre seu livro e o que o motivou a escrevê-lo.
JC: Há quanto tempo você escreve profissionalmente?
JOE: Escrevo profissionalmente há cerca de cinco ou seis anos.
JC: Já vi você descrito como crítico musical e como crítico de cultura pop. Como você se descreveria?
JOE: Eu me descreveria como um intérprete da arte em todas as suas formas. Faço resenhas musicais e matérias para o Huffington Post e agora para o PopMatters. Academicamente, sou formado principalmente em crítica literária, mas hoje em dia há tanto trabalho interdisciplinar que também ensino e escrevo sobre música, cinema, história, psicologia, filosofia, política, etc.
JC: Com todos os livros escritos sobre Michael, o que te fez querer escrever este?
JOE: Ele ainda não havia sido escrito. Sempre fiquei fascinado por Michael, mas havia muito pouco material substancial disponível para ler, especialmente sobre seu processo criativo e os significados de seu trabalho.
JC: O que você espera alcançar com este livro?
JOE: Sinto que Michael realmente não recebeu o respeito que merece entre críticos e jornalistas. Quando você lê avaliações de seu trabalho, há muita condescendência e preconceito. Quero iniciar uma grande reavaliação crítica de sua obra, especialmente a partir dos anos 1980, que é incrível e merece muito mais atenção. Além disso, quero que o comprador comum possa entrar em sua livraria local e encontrar uma alternativa aos livros de fofocas e sensacionalismo de tabloides.
JC: Concordo, parece que todos ficam presos em THRILLER e BAD, mas alguns dos melhores trabalhos de Michael vieram em anos posteriores com DANGEROUS, HIStory e INVINCIBLE. Até as cinco músicas originais de BLOOD ON THE DANCE FLOOR são incríveis. Na sua opinião, qual desses álbuns posteriores merece um olhar mais atento?
JOE: Todos são muito bons — Michael não fazia discos medíocres. Mas para mim, DANGEROUS e HIStory são dois dos álbuns mais fortes da década. Eu adoraria que mais ouvintes experimentassem o que eles têm a oferecer. Li um artigo em que o crítico musical Robert Hilburn conversava com Michael em 1995 sobre como seu trabalho havia declinado segundo muitos críticos e executivos. Deve ter sido muito frustrante para Michael, porque ele estava realmente em seu ápice criativo, fazendo alguns dos trabalhos mais impressionantes e desafiadores, mas os críticos não entendiam. Ou não conseguiam olhar além de suas "excentricidades". Ou esperavam uma repetição de THRILLER, comercial e estilisticamente. Isso machucou muito Michael — mas ele acreditava que a música, no fim das contas, resistiria, e resistirá. Canções como "Who Is It", "Stranger in Moscow", "They Don’t Care About Us" e "Give In To Me" estão entre as melhores de todo seu catálogo.
JC: Não é comum vermos um estudo positivo sobre a arte de Michael, então, como você pode imaginar, os fãs estão muito animados com este livro. O que te fez querer explorar o processo criativo de Michael?
JOE: É empolgante realmente se envolver com uma grande obra de arte e explorar o que está acontecendo e o que está sendo transmitido. É empolgante ir aos bastidores e ver como um grande artista trabalha. Isso que tornou This Is It tão fascinante. Acho que às vezes ver por trás da cortina pode acabar com a magia, mas com Michael não foi assim. Quanto mais eu aprendia sobre como ele trabalhava, mais impressionado eu ficava.
JC: Você acha que este é um livro para os fãs ou o público em geral também vai gostar?
JOE: Espero que seja um presente para os fãs e um despertar para o público em geral. Fico muito feliz em ver como os fãs estão animados com o livro — eles merecem ver Michael representado dessa forma. Mas eu gostaria que pessoas que não sabem muito sobre ele, ou que o conhecem apenas como um fenômeno ou figura de tabloide, vissem o que o tornou um artista tão brilhante.
JC: Notei que nos cursos que você está ministrando neste semestre na University of Rochester, você frequentemente usa Michael como ferramenta educacional. O que você acha que todos nós precisamos aprender com ele?
JOE: Há muito para explorar e aprender. Essa é uma das razões pelas quais Michael vai resistir ao tempo, e o que o coloca em uma liga totalmente diferente dos seus imitadores. A maioria dos músicos pop é unidimensional. O trabalho de Michael é multidimensional; é eclético, sutil, inovador e evocativo. Quanto mais você traz para ele, mais você recebe dele.
JC: Você começou a escrever Man in the Music em 2005. Pode nos contar o que te motivou a começar a escrevê-lo?
JOE: Foi durante o julgamento dele. Lembro de assistir à cobertura e ficar absolutamente indignado. Mesmo tendo sido absolvido, ele foi massacrado pela mídia. Eu já havia pesquisado o suficiente sobre o caso para saber que as acusações eram falsas. Eu sabia que provavelmente haveria uma enxurrada de livros cobrindo o julgamento; o que eu queria cobrir era seu trabalho criativo. Ele havia se tornado uma caricatura para muitas pessoas, eu queria que o foco voltasse para sua música e humanidade. Então comecei a pesquisar e escrever naquele ano.
JC: Durante a pesquisa para o livro, você encontrou alguma surpresa sobre o processo criativo de Michael ou algo que antes você dava como certo?
JOE: Fiquei surpreso com o quanto ele era paciente e contido. Imagine guardar músicas como "In the Back", "Blue Gangsta" e "We’ve Had Enough". São músicas nas quais ele realmente trabalhou duro. Mas ele era tão perfeccionista que, se uma música não estava pronta ou não encaixava em um álbum, ele a guardava. E em muitos casos essa paciência valeu a pena. "Earth Song", por exemplo, foi deixada de fora de DANGEROUS. Já era incrível, mas ele a melhorou para HIStory.
JC: Para este livro você entrevistou muitas pessoas que realmente trabalharam com Michael no estúdio. Pode nos dar uma prévia e contar com quem você conversou durante a pesquisa?
JOE: Conversei com pessoas como Bruce Swedien, Matt Forger, Bill Bottrell e Brad Buxer, entre outros.
JC: Em uma entrevista recente para o Michael Jackson Tribute Portrait, você mencionou que poderia facilmente ter escrito livros inteiros sobre cada álbum de Michael. Há chance de vermos uma série de livros no futuro?
JOE: Eu adoraria, mas isso exigiria uma enorme quantidade de tempo e recursos. O que eu fiz para Man in the Music é apenas a ponta do iceberg em termos do que poderia ser feito. Acabei cortando centenas de páginas. Se não fosse pelos prazos, eu teria passado anos a mais nisso, polindo, revisando e adicionando. Especialmente depois que ele morreu, senti uma enorme responsabilidade de fazer direito e fazer justiça ao seu trabalho o máximo que pudesse. Mas é uma tarefa enorme. Se há algo que eu gostaria de ter feito mais para este livro, são entrevistas com todos os envolvidos nesses álbuns. Precisamos de mais especificidade sobre como os álbuns e as músicas foram feitos. Mais detalhes. Fiz o máximo que pude dadas as circunstâncias, mas muito mais precisa ser feito para preservar a história.
JC: Vi um blog que você escreveu há algumas semanas sobre as 10 melhores músicas fora dos álbuns de estúdio do Michael e, enquanto eu lia, me lembrei de quantas existem por aí. Cada uma delas, mesmo em seus vários estágios de conclusão, é uma obra-prima absoluta da música. Quais são seus pensamentos sobre essas músicas?
JOE: A profundidade do catálogo do Michael é muito impressionante. No livro, incluo cerca de 5 a 15 músicas extras por capítulo que foram gravadas durante cada respectiva era. Algumas dessas músicas — como “Streetwalker” ou “Much Too Soon” — realmente são incríveis e merecem tanta atenção quanto as músicas dos álbuns de estúdio.
JC: Quais foram seus sentimentos sobre a reação inicial dos fãs ao álbum MICHAEL e a insistência deles de que os vocais não eram genuínos?
JOE: Eu entendo as preocupações. Os vocais soam estranhos nas faixas dos Cascio e os Cascios não ofereceram muitas explicações sobre suas origens e processo de gravação. Acho que o Estate e a Sony tentaram fazer tudo o que podiam para verificar. Espero que os Cascios sejam mais abertos para responder às preocupações dos fãs.
JC: Existem tantas músicas inéditas circulando na Internet — “Blue Gansta”, “If You Don’t Love Me”, “Slave To The Rhythm”, “You Are All I Need”, entre outras. E muitas outras guardadas em algum cofre que nunca viram a luz do dia. Você acha que esse material inédito deveria ser lançado em outros álbuns póstumos no futuro?
JOE: Eu absolutamente acho que esse material deve ser lançado, e será lançado com o tempo. Seria uma pena que ficasse esquecido quando há tanta música excelente e tantas pessoas que querem ouvi-la. Além disso, do ponto de vista histórico, é importante. Só espero que os demos sejam lançados junto com quaisquer remixes que forem feitos.
JC: Durante a vida do Michael, seu gênio musical muitas vezes foi ignorado. O que você acha do interesse renovado em sua arte e da nova geração mais jovem de fãs desde seu falecimento?
JOE: Faz sentido. É um ritual cultural antigo que temos de só realmente apreciar a grandeza em retrospectiva. Mas ainda assim, é bom ver jovens, que nunca realmente o conheceram até sua morte, serem expostos e apreciarem seu trabalho.
JC: Michael escreveu algumas das músicas mais icônicas da nossa história e, ainda assim, muitos críticos, amadores e profissionais, ainda se recusam a reconhecê-lo como um compositor de grande mérito da mesma forma que fazem com Paul McCartney, Bruce Springsteen, Bob Dylan ou até Prince. Por que você acha que Michael ainda não recebe o respeito adequado nessa área?
JOE: Essa é uma pergunta muito boa que tento responder no livro. Envolve uma série de preconceitos, incluindo raça, persona, popularidade, gêneros/estilos, etc. Além disso, Michael não escrevia letras da mesma forma que alguém como Dylan ou Springsteen. Suas letras nem sempre são inerentemente poéticas (embora certamente possam ser — veja músicas como “Stranger in Moscow” ou “Scared of the Moon”). Sua vocalização, no entanto, era como um instrumento, capaz de transmitir emoção além das limitações da linguagem. Então, mesmo seu scat, suspiros, exclamações e gritos transmitem emoções muito nuançadas. Mesmo que ele cantasse um clichê, de alguma forma conseguia injetar autenticidade e profundidade.
JC: Na sua entrevista para o Michael Jackson Tribute Portrait, você disse: “Michael acreditava que a melhor forma das pessoas o entenderem era através da sua arte. Eu achei que isso era verdade. Tudo o essencial sai em seu trabalho.” Se isso é uma afirmação verdadeira — e eu acredito que é — por que você acha que Michael foi, e ainda é, tão mal compreendido pelo público em geral? Será que nós, como sociedade, somos apenas muito cínicos ou descrentes para vê-lo como ele realmente era?
JOE: Eu acredito que as pessoas ainda não prestam atenção suficiente à sua música. Tudo o que pensam é em THRILLER e, mesmo assim, tendem a discutir de uma forma muito superficial. É preciso abertura e atenção para realmente entender alguém ou algo. E para muitas pessoas, é simplesmente mais fácil ver Michael Jackson como uma caricatura.
JC: Infelizmente, tenho que concordar com você. Você acha que, com o passar do tempo, veremos Michael finalmente sendo celebrado como o performer verdadeiramente supremo que ele foi?
JOE: Michael vai resistir ao tempo. Seu lugar na história está garantido. Hampton Stevens, do The Atlantic, argumenta convincentemente que ele é o artista mais influente do século 20. Será que ele será universalmente apreciado? Não tenho certeza. Muitas vezes grandes artistas podem ser polarizadores. Mas vimos sua enorme influência global quando ele morreu — a resposta foi sem precedentes.
JC: Acabamos de celebrar o Dia da Terra em 22 de abril. Você disse recentemente que acredita que “Earth Song” do Michael é o hino mais significativo da nossa época. Pode elaborar um pouco mais para nós?
JOE: Ummm... Vou deixar por isso mesmo por enquanto, já que vou publicar um texto sobre isso neste verão. Fiquem ligados!
JC: Justo! Por fim, os esforços filantrópicos de Michael foram muito ignorados durante sua vida. Agora, parece que as pessoas estão olhando para trás e ele finalmente começa a ser reconhecido como o grande humanitário que foi. O que você acha do legado humanitário do Michael?
JOE: Eu acho que é profundo. Ele levou o ativismo a um nível totalmente diferente. Estava entrelaçado na essência da sua música. Ele não queria apenas vender discos e ser famoso; queria mudar a consciência das pessoas. Ele foi como John Lennon nesse sentido; Michael pegou o bastão e expandiu o papel. Em muitos aspectos, ele se tornou a voz dos sem voz, seja para vítimas de AIDS, abuso, guerra, pobreza ou injustiça.
MJFC gostaria de estender um sincero ‘obrigado’ a Joe Vogel pelo seu tempo e pela disposição em conversar conosco! E também por seus esforços em trazer ‘Man in the Music’. É nossa sincera esperança que este livro tão aguardado traga tanto alegria aos fãs de Michael Jackson quanto esclarecimento para outros.
Man in the Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson já está disponível para pré-venda na Amazon.com e você também pode visitar o site de Joe Vogel para mais detalhes.
*E não deixe de continuar acompanhando o MJFC para sua chance de GANHAR UMA CÓPIA GRATUITA de ‘Man in the Music’!
Entrevista com Joseph Vogel
Terça-feira, 11 de outubro de 2011
Joseph Vogel é o autor do tão aguardado livro Man in the Music: The Creative Work and Life of Michael Jackson. O livro estará disponível em 1º de novembro, mas nós aqui do MJWN tivemos a sorte de ler uma prévia e podemos garantir aos fãs do Michael que é uma leitura fascinante que vai prender você instantaneamente. Joseph Vogel analisa meticulosamente cada faixa da carreira solo de Michael Jackson (a partir de ‘Off The Wall’) e coloca cada álbum em seu contexto social e histórico para explorar a importância cultural e o impacto que Michael causou com cada álbum e reinvenção musical. ‘Man in the Music...’ é tão envolvente que tivemos que fazer algumas perguntas a Joseph para saber mais sobre o trabalho que foi dedicado a este livro indispensável.
O objetivo de Man in the Music: The Creative Life and Work of Michael Jackson era resgatar Michael Jackson “o artista”; o que te motivou a dar esse passo e te impulsionou a agir para fazer isso?
Eu cresci ouvindo a música de Michael Jackson. Não foi algo casual, tipo “Ah, ‘Thriller’ tocava no rádio quando eu era jovem” — quero dizer, eu cresci com ele da mesma forma que gerações anteriores cresceram com Bob Dylan ou The Beatles, onde a música está dentro de você, onde ela teve um impacto real na sua vida. Então, em 2005, quando eu assistia aquele circo se desenrolar na TV em torno do julgamento dele, decidi escrever o livro. Eu queria que as pessoas reconhecessem a profundidade, a riqueza e a vitalidade do trabalho dele. Michael é uma figura tão complexa e enigmática, mas eu acredito absolutamente que ele estava certo quando disse que “prendeu sua alma ao seu trabalho”. Essa é a melhor forma, na minha opinião, de entender quem ele foi.
Trabalhar em cada faixa da carreira solo de Michael Jackson não é tarefa fácil — por onde você começou seu processo de restauração da reputação criativa de Michael?
Eu pulei bastante. Acredito que terminei os rascunhos de ‘Off the Wall’ e ‘Dangerous’ primeiro. Mas, na verdade, foi só um processo de me imergir no trabalho dele e, se eu tinha um pensamento sobre uma música específica ou descobria algo novo sobre um álbum em uma entrevista ou artigo, eu trabalhava nisso.
Você teve o apoio do Estate de Michael Jackson durante seu trabalho e pesquisa? Eles receberam bem sua abordagem acadêmica para escrever sobre Michael?
O Estate foi muito apoiador. Isso me disse muito sobre a preocupação genuína deles com o legado de Michael, porque meu livro não era algo que iria gerar milhões de dólares como ‘This Is It’ ou Cirque du Soleil. Mas eles leram alguns capítulos no começo e o John gostou muito. Ele me deu um ótimo feedback. Foi engraçado, ele ligava ou mandava e-mails dizendo coisas como: “Sabe, você poderia enfatizar o quão incrível foi na época ‘You Are Not Alone’ estrear em #1.” Ou ele esclarecia certos detalhes que ele conhecia pessoalmente. Ficava claro que ele estava animado em ver Michael realmente reconhecido e explorado como artista em texto.
Ao escrever sobre as letras de Michael e a instrumentação de suas músicas, você achou difícil separar a música das imagens icônicas às quais grande parte do catálogo dele está ligada?
Sim. E é por isso que, eventualmente, eu cedi e me dei mais trabalho avaliando os vídeos e outras representações visuais além das músicas. Eles são simplesmente muito entrelaçados para serem ignorados.
Você acompanha a jornada artística de Michael em detalhes intrincados e com análise sensível, como suas expressões de liberdade pessoal em ‘Off The Wall’ e suas inclinações românticas em ‘Dangerous’. Qual era da carreira de Michael você acha mais fascinante e por quê?
Honestamente, acho que cada álbum é fascinante à sua maneira. Um dos sinais de uma grande obra de arte é que ela fica melhor quanto mais você se aprofunda e explora. Esse foi o caso de Michael Jackson. Você se imerge em um álbum e, aos poucos, ele começa a se revelar para você. Você descobre coisas novas a cada audição: novos sons, novos padrões, novas conexões. Então sinto que me apaixonei por cada álbum por razões diferentes. Eu amo a pura alegria e energia de ‘Off the Wall’; amo os contrastes de ‘Thriller’; amo as linhas de baixo e a sensação cinematográfica de ‘Bad’, etc. etc. Dito isso, se eu fosse forçado a escolher, provavelmente escolheria a era ‘Dangerous/HIStory’ como a mais fascinante porque abrange um espectro enorme de estilos, emoções e ideias. Acho que essas foram as visões artísticas mais completas e plenamente realizadas de Michael.
O capítulo do seu livro que achei mais surpreendente foi sua visão de ‘Blood on the Dance Floor’ como um EP conceitual consumido por temas sombrios; houve algo em particular que você descobriu em sua pesquisa e análise que te surpreendeu?
Houve muitas coisas. Eu ficava constantemente impressionado com o quanto ele estava ciente de suas decisões artísticas. Nada acontecia por acaso. Ele sabia exatamente o que queria. Então, mesmo em um álbum como ‘Blood on the Dance Floor’, que ele realmente não queria fazer no começo, uma vez comprometido, ele estava comprometido. Ele sabia o que queria montar, os humores, texturas e emoções que queria evocar. E ele era muito particular com todos os detalhes necessários para comunicar o que ele ouvia e via em sua cabeça.
A pesquisa que você fez para seu livro é incomparável. Há algum livro ou artigo em particular que você recomendaria para fãs de Michael Jackson?
Eu tenho uma página de Michael Jackson Studies no meu site onde listei muitas das fontes que foram úteis para mim. Provavelmente meus dois livros favoritos são ‘Dancing the Dream’ do Michael e ‘Keep Moving: The Michael Jackson Chronicles’ do Armond White. (Clique aqui para ver o site do Joe).
(http://www.joevogel.net/mj-studies)
Você também acabou de lançar ‘Earth Song: Inside Michael Jackson’s Magnum Opus’. Isso é uma grande afirmação! Por que, para você, ‘Earth Song’ é a maior obra de Michael Jackson?
Minha resposta mais completa está no livro. Eu só sinto que a música engloba tanto. Há tanta força, urgência e paixão na sua entrega. Eu provavelmente já ouvi essa música mil vezes e ainda fico arrepiado toda vez que a escuto. É realmente uma canção épica que, acredito, será lembrada como uma das peças musicais mais significativas do último século.
Se fosse para escolher, qual é seu álbum favorito de Michael Jackson?
‘Dangerous’ foi meu favorito por muito tempo, mas nos últimos anos ‘HIStory’ passou para o primeiro lugar. Eles estão muito próximos, assim como os outros. Michael não fez álbuns ruins.
Entrevista por Kate Allen em nome do MJWN com agradecimentos especiais a Joseph Vogel
ma
Notícias relacionadas
Explore mais histórias sobre estes temas e no arquivo.
- Vídeos Relacionados à Viagem de Michael Jackson ao Japão Ler notícia
- Baixe o Vídeo da Visita de Michael Jackson a um Acampamento do Exército dos EUA no Japão Ler notícia
- John Branca, chefe da fundação, diz sobre Michael Jackson Ler notícia
- Diretora do Cirque du Soleil fala sobre a turnê do Michael Jackson Ler notícia
- Sony/ATV em busca de compra da Warner Ler notícia
- Organização de Apoio à Criança e à Família: Michael Jackson é inocente Ler notícia
- Baixe a Entrevista de Michael no Access Hollywood Ler notícia
- Prazo Final Encerra para Participação no Projeto Memorial de Michael Jackson Ler notícia
- Dançando as Canções de Michael Jackson em Homenagem à Família Real Ler notícia
- Captain E.O. Se Torna uma Atração Permanente no Japão Ler notícia
- Lançamento da enciclopédia persa de Michael Jackson no MJey.com Ler notícia
- Uma juíza e duas ações judiciais de Catherine e Joe Jackson Ler notícia

